José Carlos Aragão autografa “Os vira-latas do sucesso” na Bienal do Livro de Minas

Por Nerd Start
Em Livros
nov 25th, 2014
0 Comentários
298 Views

Os vira-latas do sucesso-25NOVEMBRO2014Desde criança, o escritor e dramaturgo José Carlos Aragão tinha um sonho: ter um cachorro como animal de estimação. Essa paixão o acompanhou por toda a vida. Hoje tem dois. Seus nomes – Miguilim e Diadorim (como o de sua antecessora, Capitu) – foram retirados de outra paixão que também vem da infância: os livros. Talvez por isso fosse inevitável que seu amor por cães um dia se cruzasse com seu amor por literatura. Assim surgiu Os vira-latas do sucesso, que escreveu como peça de teatro e, depois, converteu em prosa narrativa. Os dois textos – a versão dramatúrgica e a narrativa – podem ser conferidos no livro de mesmo nome, lançamento da Autêntica Editora, com ilustrações de Weberson Santiago.

Mais do que apenas mostrar amor, carinho e respeito pelos cães, o livro também denuncia crueldades frequentemente cometidas contra “o melhor amigo do homem”, como maus-tratos e abandono. Aqui, nossos heróis são os próprios cachorros: Totó, um cãozinho vira-lata que se perde de família no dia da mudança; Caçula, uma pequena e dócil poodle; Lord, um elegante galgo inglês; Dado, um alegre e hiperativo dálmata; Pitty e Bulla, duas irmãs românticas da raça pitbull; Xereta, um fox paulistinha alegre e agitado; e Nick, mestiço de uma pacata são bernardo com um rabugento pinscher.

A aventura começa num sábado, quando a família muda de casa e Totó cai do caminhão. Ele fica conhecendo a cachorrada que vive nas ruas e com eles forma um grupo de cães cantores. Em meio a canções, o leitor vai conhecer e se emocionar com a nada fácil vida de cachorro, mesmo quando são celebridades caninas.

De um lado do livro está o texto dramatúrgico, pronto para ser encenado na escola, em casa, para a família, no clube, na vizinhança; de outro, virando-se o livro ao contrário, o texto narrativo. Um livro com duas capas, dois registros de uma mesma história – que diverte, enternece e faz pensar – que dialogam entre si e com o leitor.

Sobre o autor – José Carlos Aragão nasceu no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, e reside em Belo Horizonte. Bacharel em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, é também dramaturgo, escritor, jornalista, cartunista e ator. Tem cerca de trinta livros publicados, além de participações em várias antologias. Adaptou, para teatro ou publicação em livro, obras de consagrados autores e pensadores, como Guimarães Rosa, Sófocles, Shakespeare, Calvino, Kazantzakis, Esopo, Plauto e Cervantes, entre outros. Acumula mais de quarenta prêmios literários nacionais nos gêneros dramaturgia, poesia, literatura infantil e juvenil, conto e crônica.

Sobre o ilustrador – Weberson Santiago nasceu em 1983. Mora em Mogi das Cruzes, SP. Atualmente, trabalha como ilustrador para livros, revistas e jornais, além de escrever e ilustrar suas próprias histórias. É também professor da Universidade de Mogi das Cruzes e da Quanta Academia de Artes.

Título: Os vira-latas do sucesso 
Autor: José Carlos Aragão
Ilustrador: Weberson Santiago
Número de páginas: 104
Formato: 19 x 25 cm
Preço: R$ 39,00
Indicação leitora: a partir de 9 anos
ISBN: 978-85-8217-401-2

Lançamento na Bienal do Livro de Minas Gerais
Data: Quinta-feira, 20 de novembro, às 19h
Local: Estande do Grupo Autêntica: Pavlihão 2 – H12/G13
Endereço: Expominas – Pavilhão de Feiras – Avenida Amazonas, 6.030 – Belo Horizonte (MG)
Site do eventohttp://bienaldolivrominas.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: