Uma ilha a mil milhas daqui de Jonas Ribeiro estimula a reflexão infantil

Por Nerd Start
Em HQs
set 30th, 2014
0 Comentários
1082 Views

Uma ilha a mil milhas daqui-30SETEMBRO2014

Os aparelhos eletrônicos nos oferecem muitas possibilidades, como diversão, interatividade, pesquisa e aprendizagem sobre os mais variados temas. Contudo, principalmente com as crianças, esse mundo novo pode acarretar uma imersão a tal ponto de provocar um afastamento da realidade. Foi o que aconteceu com Marcelo em Uma ilha a mil milhas daqui, novo título do escritor Jonas Ribeiro, com divertidas ilustrações de Victor Tavares, lançamento da Editora do Brasil, pela Coleção Retratos da Imaginação.

Marcelo é um menino que adora receber carinho e de ouvir histórias da família contadas por seus avós Joaquim, Eloína e Odila. Sempre que podia, ia visitá-los. Mas, um dia, ao ganhar de presente um computador portátil, viaja para uma ilha muito distante. Seus avós se sentem abandonados e tentam resgatá-lo a todo custo, chegando a mandar-lhe até mesmo uma carta em uma garrafa. Entretanto, o menino já está muito longe. Durante a viagem, porém, Marcelo começa a perceber que algo lhe falta. Agora, ele está ilhado e com uma imensa saudade de casa. Será que conseguirá retornar para os braços da família?

De acordo com Jonas Ribeiro, o principal motivo que o levou a escrever esta história foi o incômodo que sente ver crianças e adolescentes com seus computadores portáteis abertos, sem se importarem com os amigos e familiares ao seu redor. “Dá a impressão de que se transformam em uma ilha e estão a mil milhas daqui”, conta. “Sei que a tecnologia nos enfeitiça, mas a tecnologia da alma e do afeto é muito mais fascinante.”

O livro conta com ainda um suplemento de atividades, que estimulam a reflexão sobre o tema, bem como a produção de textos e desenhos.

A Coleção Retratos da Imaginação é composta por livros delicadamente ilustrados, que apresentam situações aparentemente fantasiosas, mas que levam o leitor a refletir sobre importantes questões que fazem parte de nossa vida. A atitude dos personagens, seu comportamento e a maneira como lidam com determinadas situações certamente conduzirão os leitores a se identificar com várias passagens das narrativas. Além de Uma ilha a mil milhas daqui, fazem parte da coleção as obras Os bolos gigantes e Cada bicho em seu lugar, todas de autoria de Jonas Ribeiro. Jonas Ribeiro

Sobre o autor – Jonas Ribeiro nasceu em São Paulo, capital, e hoje vive em Embu-Guaçu. Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, escreveu mais de 101 livros e visitou mais de 1001 escolas. Pela Editora do Brasil, já escreveu vários, dentre eles, Palavra de Filho, A cor da fome, E algo aconteceu naquele dia, A escada transparente e Deu a louca no guarda-roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: