Brecha de segurança no iCloud e negada pela Apple, que confirma ataque hacker a famosas

Por Nerd Start
Em Tecnologia
set 2nd, 2014
0 Comentários
187 Views

iClound-Apple-Fotos intimas-02SETEMBRO2014

No último final de semana, um hacker divulgou na internet fotos íntimas de várias celebridades que teriam tido suas contas violadas por uma brecha de segurança no iCloud, serviço no qual esses arquivos estavam armazenados. Após algumas investigações, a Apple anunciou na tarde desta terça-feira (2) que o vazamento das imagens não aconteceu devido a essa suposta brecha, pois nenhum sistema da empresa – incluindo o iCloud – possui indícios de violação.

A companhia divulgou um comunicado oficial sobre a situação, dizendo que os ataques às celebridades aconteceram de forma direcionada. Segundo a empresa, o objetivo primário era comprometer os “nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança” das famosas que foram vítimas do tal hacker. Ou seja, a Apple confirmou que não há nenhuma falha de segurança no iCloud, nem no aplicativo Find My iPhone (Buscar Meu iPhone), considerado anteriormente a porta de entrada do hacker para acessar as fotos pessoais das atrizes, cantoras e outras celebridades.

Leia abaixo a nota divulgada pela entidade:

Nós queremos oferecer uma atualização em nossa investigação sobre o roubo de fotos de certas celebridades. Quando soubemos do roubo, ficamos chocados e imediatamente mobilizamos engenheiros da Apple para descobrir a fonte. A privacidade e a segurança de nossos consumidores são de suma importância para nós. Após mais de 40 horas de investigação, descobrimos que algumas contas de celebridades foram violadas por um ataque bastante direcionado em nomes de usuários, senhas e perguntas de segurança, uma prática que já se tornou muito comum na internet. Nenhum dos casos que investigamos foi resultado de alguma brecha em quaisquer dos sistemas da Apple, incluindo o iCloud ou o Buscar Meu iPhone. Nós estamos continuando a trabalhar com autoridades para ajudar a identificar os criminosos envolvidos.

Para se proteger contra esse tipo de ataque, recomendamos que todos os usuários sempre usem senhas seguras e habilitem a verificação de duas etapas. Ambos estão comentados em nosso site, em http://support.apple.com/kb/ht4232.

Entenda o caso

No domingo (31), um suposto hacker publicou na web fotos de várias personalidades femininas de Hollywood em que elas aparecem nuas. Entre as vítimas está a vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence (Jogos VorazesX-Men: Primeira Classe, O Lado Bom da Vida), Kirsten Dunst (Homem-Aranha, Maria Antonieta), a modelo internacional Kate Upton e as cantoras Rihanna, Avril Lavigne, Selena Gomez e Ariana Grande.

A lista divulgada no site tem ainda os nomes de Cara Delevigne, Lea Michele, Scarlet Johansson, Hillary Duff, Vanessa Hudgens, Wynona Ryder, Kim Kardashian, Mary-Kate Olsen, Lizzy Caplan, Aly e AJ Michalka, Aubrey Plaza, Abby Elliott, Amber Heard, Brie Larson, Candice Swanepoel, Emily Ratjakowski, Farrah Abraham, Gabrielle Union, Hayden Pannettiere, Hope Solo, Jenny McCarthy, Kayley Cuoco, Kate Bosworth, Keke Palmer, Krysten Ritter, Alison Brie, entre outras.

Algumas já comentaram o caso e até confirmaram a veracidade das fotos (como Mary Winstead), mas outras negaram (Victoria Justice e Ariana Grande). O hacker que divulgou as imagens disse no fórum 4cham ter fotografias de mais de cem famosas nuas.

Jennifer Lawrence

A atriz Jennifer Lawrence.

Nesta segunda-feira (1), a Apple e o FBI disseram que estavam investigando o ocorrido. Em comunicado, o órgão americano disse que “está ciente das alegações envolvendo invasão no computador e a divulgação ilegal de material envolvendo indivíduos importantes”, e está cuidando do caso. “Qualquer comentário adicional seria inapropriado no momento”. A Apple, por sua vez, alegou levar “muito a sério a privacidade do usuário” e que estava ajudando nas investigações.

Os representantes de Jennifer Lawrence disseram ontem que vão processar os responsáveis pela divulgação de suas fotos íntimas, assim como os portais que veicularam os arquivos da atriz nos EUA, como o TMZ, o BuzzFeed e o site da revista Variety. “Este é um caso flagrante de violação de privacidade. As autoridades foram contatadas e vão processar qualquer pessoa que publicar as fotos roubadas de Jennifer Lawrence”, disseram representantes da atriz à imprensa.

Outros casos

Além de Jennifer Lawrence, um outro caso que ficou mundialmente conhecido foi o da atriz Scarlett Johansson (Os VingadoresLucy). Em 2011, fotos em que ela aparece nua caíram na internet – na época, imagens íntimas da cantora Christina Aguilera também foram divulgadas. Cerca de um ano depois, Christopher Chaney, o hacker responsável pelo vazamento, foi obrigado a pagar indenização de US$ 76 mil e condenado a dez anos de prisão pela justiça do Estado da Califórnia pelos crimes de roubo de identidade, escutas telefônicas, acesso não autorizado e danos a um computador protegido.

Aqui no Brasil, o caso que mais chamou a atenção foi o de Carolina Dieckmann, que também teve fotos íntimas publicadas na internet. O episódio deu origem à uma lei que leva o mesmo nome da atriz, lei esta que foi sancionada em dezembro de 2012 e entrou em vigor em abril de 2013. A medida torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares.

fonte.: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: