Pesquisa revela que mais de 1 milhão de pedidos de retiradas de links são feitos diariamente para o Google

Já estamos até acostumados: fazemos uma busca no Google, e no rodapé da página está cheio de alertas de conteúdos retirados por reclamações de DMCA (Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital). Estes pedidos vem se tornando cada vez mais constantes e, segundo o site Torrent Freak, já são processadas 1 milhão de requisições por dia para a supressão de resultados.

Com um crescimento gradual desde que iniciou esta ação, a Google está encarando um crescimento exponencial nas últimas semanas. Nos últimos 7 dias, foram um total de 7.8 milhões de pedidos, 10% acima do mês passado. Estas requisições são feitas por um total de 4.547 proprietários dos direitos autorais, e já foram feitos mais de 30 milhões de pedidos de retirada de conteúdo desde 2011.

A DMCA é uma lei americana que trata do uso e distribuição de conteúdos com direitos autorais na rede. Ela causa bastante controvérsia ou tratar do difícil equilíbrio entre o respeito ao direito dos proprietários sobre seus conteúdos e a lógica da internet de compartilhamento de arquivos. A própria retirada de conteúdos por parte da Google também tem seu histórico ruim: sites idôneos como o Hulu já passaram por problemas por requisições indevidas. Naturalmente, os campeões de pedidos de retirada de conteúdos são os sites de compartilhamento de arquivos, como o 4Shared, que só fica atrás do listengo.com.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *