Software que elimina malware automaticamente antes do ataque está sendo criado pela NSA

A Agência Nacional de Segurança Americana (NSA) estaria desenvolvendo um novo programa que eliminaria malwares automaticamente como estratégia de cyberdefesa. A informação foi divulgada pela Wired em um perfil meticuloso de Edward Snowden, responsável por vazar centenas de documentos secretos da NSA.

Chamado Monstermind, o projeto criado pela agência americana poderia escanear os metadados da web para verificar sinais de um ataque em progresso. Identificada a ameaça, ele responderia automaticamente para neutralizar e retaliar o ataque. O software ainda está em desenvolvimento e não há informação sobre se ou quando ele será implantado. Uma vez que entrar em funcionamento, vai representar uma enorme mudança do controle americano sobre a internet, parando, efetivamente, qualquer tráfego considerado malicioso pela NSA.

Esta não é a primeira vez que alguém propõe a erradicação de malwares através do monitoramento da rede — o grupo SecDev adotou uma abordagem similar com um projeto chamado ZeroPoint. Porém, com acesso massivo ao tráfego da web, a NSA está muito bem posicionada para fazer esse controle.

A execução do projeto, no entanto, levanta uma dúvida central: poderia a Agência Nacional de Segurança Americana utilizar o software como desculpa para continuar vigiando as atividades dos usuários na internet?

Via The Verge.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *