Visando concorrência com Amazon, Google fecha parceria para entregar livros no mesmo dia

Google entrega de livros-PROMO-07AGOSTO2014

O Google e a famosa livraria norte-americana Barnes & Noble uniram forças para desbancar a Amazon atacando justamente o principal atrativo da varejista: a entrega rápida e barata de livros.

A parceria já entrou em ação nesta quinta-feira (07) e inicialmente está valendo somente para quem reside nas regiões de Manhattan, oeste de Los Angeles e da baía de São Francisco, todas nos Estados Unidos. A ideia é que os compradores façam suas compras via Google Shopping Express e possam optar pela entrega no mesmo dia. Para esse caso, os clientes receberão os exemplares dos livros diretamente de lojas locais da Barnes & Noble.

Embora a parceria aparentemente ainda seja tímida, alguns analistas a veem como uma primeira tentativa da famosa livraria norte-americana em expandir seus negócios para a Internet. Há algum tempo os negócios da marca estão estagnados e de cinco anos para cá já foram fechadas mais de 60 lojas, incluindo algumas ilustres em regiões nobres de Manhattan e Washington. Os negócios com o e-reader Nook também não andam bem e somente no último trimestre ele sofreu retração de aproximadamente 22% em relação ao ano anterior.

Em entrevista ao New York Times, Michael Huseby, presidente executivo da Barnes & Noble, classificou o acordo com o Google como um “teste”. Segundo ele, a expectativa da companhia é que a parceria ajude a livraria a incrementar a receita vinda da venda de livros online e também aumentar a venda em lojas físicas. “É a nossa tentativa de interligar os negócios digitais com os reais”, declarou o executivo.

Ao contrário da rede de livrarias, a varejista Amazon vem lucrando com a venda de livros físicos e digitais há anos. A ascensão praticamente constante do site é apontada pelos executivos da Barnes & Noble como um dos principais responsáveis pela quebra não apenas das livrarias da empresa, mas de todos os estabelecimentos do ramo.

Quanto ao Google, a gigante da Internet vê o negócio da varejista como um dos principais fatores que impedem que o Google Shopping decole. Por este motivo, Mountain View tem procurado cada vez mais parcerias que agreguem apelo ao negócio e o tornem relevante.

O timing para esta última parceria não poderia ter sido melhor. Recentemente a Amazon foi alvo de denúncias de editoras, que disseram que a varejista tem alegado falta de estoque e demora na reposição de alguns ítens para justificar altos preços cobrados por alguns deles. Porém, segundo as editoras, o discurso não condiz com a verdade e tudo não passa de uma retaliação da companhia às editoras que vinham reclamando das altas taxas de intermediação impostas pelo site.

De olho no problema, o Google entrou em cena para oferecer aos consumidores uma “melhor experiência”. Com o acordo, os assinantes do Google Shopping Express que moram nas regiões atendidas receberão seus livros em casa no mesmo dia sem nenhum custo adicional. Já quem não assina o serviço, deverá desembolsar US$ 4,99 por pedido, não importando quantos livros sejam, para recebê-lo no mesmo dia.
Em um comunicado, a gigante da Internet confirmou que logo o serviço será expandido para o Brooklyn e o Queens, em Nova Iorque. Informações sobre a chegada de algo do tipo em outras regiões do globo, no entanto, não foram dadas.

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