Robôs apresentam candidatura de Tóquio aos Jogos de 2020

Os robôs japoneses Mirata e Kirobo, de cerca de 35 centímetros de altura e capazes de responder a movimentos e à voz, acompanharam nesta quarta-feira em Buenos Aires ao presidente do Comitê Olímpico do Japão (JOC), Tsunekazu Takeda, para apresentar a candidatura de Tóquio a sediar os Jogos Olímpicos de 2020.

O robô humanoide Mirata apareceu acompanhado do esgrimista Yuki Ota, dono de duas pratas olímpicas, e simulou movimentos da modalidade ao lado do atleta.

Já o robô Kirobo cumprimentou os presentes através de televisores, já que desde agosto está em missão no espaço como acompanhante do astronauta Koichi Wakata na Estação Espacial Internacional.

Mirata e Kirobo são uma dupla de robôs de um grupo especializado em comunicação desenvolvida dentro de um projeto realizado por várias empresas em parceria com a Universidade de Tóquio e que representa o espírito de criatividade e modernidade japonês.

A aposta do país para a escolha da sede olímpica, que acontecerá em Buenos Aires no próximo sábado, se apoia na inovação e no desenvolvimento tecnológico a serviço do esporte, e conta com um forte apoio das empresas japonesas.

“Tóquio é uma cidade na qual se pode confiar nestes tempos incertos”, destacou Takeda. O presidente do JOC garantiu ainda que os altos níveis de radiação da usnina nuclear de Fukusima, a cerca de 250 quilômetros de Tóquio, apontados como ponto fraco da candidatura, não representam um problema.

“Tóquio é perfeitamente segura. O nível de radiação da água e da comida em Tóquio é normal, é o mesmo que o de qualquer grande cidade como Londres, Nova York, Paris ou Buenos Aires”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *